segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Dica de Educação e Simpatia para Empresas e Empreendedoras

Dica de Educação e Simpatia para Empresas e Empreendedoras
 
Vou tentar ser breve e objetiva embora este assunto possa render
muitas horas de conversa.

Vou começar a falar de Empresas.

Donos, gerentes, "responsável" pelo marketing, vendas,
compras ou outro cargo que mantém contacto com o público, redes sociais, bloguers,
 consumidores ou pessoas que lhes enviam emails ou mensagem a solicitar informação
sobre os produtos que você vende, comercializa, distribui, aluga, ou doa........

Se você tem um negócio e não tem condições de responder a todos que
te contactam, arranje uma pessoa competente que possa fazer isso
por você.

Não há nada pior para QUEIMAR A SUA IMAGEM NO
MERCADO e na boca do consumidor
do que
ignorar mensagens e não responder emails e contactos
de pessoas interessadas em seus produtos, seja que produto for,
artesanato, flor, remédio, banana, móveis, casas,
ou outro tipo de negócio qualquer.

Não dar feed back, não responder mensagens,
não responder emails, não responder perguntas no Facebook, 
denota
TOTAL falta de profissionalismo, falta de consideração pelo consumidor
e falta de RESPEITO pelo próximo.

Este é o primeiro passo para você conquistar a ANTIPATIA do consumidor.
Feito isso, pode ter a certeza de que um cliente ou consumidor mal atendido
ou ignorado irá fazer de tudo para denegrir a imagem da sua marca 
quando alguém lhe perguntar sobre ela.

Quando alguém me pergunta:
- Você conhece a marca "XPTO"??????
Eu respondo: - Sim, conheço, gosto muito
e a marca "XPTO" dá um excelente atendimento ao
consumidor.

OU
 
Eu digo:
- Infelizmente conheço e não indico para ninguém.
Fui mal atendida, ou NUNCA responderam ao meu email.

Portanto caras marcas antes de querer espalhar seu nome por blogs, 
youtubers ou qualquer coisa parecida, seja
GENTIL, seja EDUCADA, dê resposta aos clientes e consumidores
mesmo que seja uma resposta negativa ou desagradável.
Se você não tiver o produto ou não puder atender ao pedido do cliente, envie email, explique,
converse, justifique.
Não ignore o consumidor, é o consumidor que te dá o
pão nosso de cada dia. Portanto não ache que se perder um, amanhã você acha outro cliente,
pq você pode até achar, mas uma vez mal atendido tua fama corre, e
logo logo nunca mais ninguém  vai querer comprar com vocês.

Eu podia aqui citar alguns nomes inclusive de empresas pequeninas e
que "sonham" um dia ser grande ou crescer, ou empresas renomadas
e e-commerces famosos do Brasil e Portugal que mentem, 
ignoram o cliente, prometem e não cumprem.
Mas acho que não vale a pena tocar no nome de pessoas incompetentes.
Outra coisa, ao primeiro contacto que tenho com um marca que quer
publicitar em meu blog, eu já sei se a empresa é eficiente ou não.

Se promete e não cumpre, inventa desculpa para atrasos,
diz que tem uma coisa e não tem, não responde a emails...............
Eu não vou publicitar nada, pq se não me dão
atenção ou me tratam mal, imagine então como vão tratar um cliente
que for contacta-los.

Desculpe eu não vou queimar o meu nome
e o nome do meu blog
só para ter vantagem.

As mesmas dicas acima servem para empreendedoras e artesãs que trabalham
em casa. Se você fizer isso com uma cliente, pode ter certeza de que na esquina seguinte
tem outra artesã que vai tratar bem a cliente. Tal como lojas
de materiais de artesanato ou outro ramo qualquer.
Lojas e gente querendo trabalhar não faltam, se vc falha,
outro não irá falhar e vai estar esperto para te roubar o cliente.

É como diz o velho ditado:
Quem não tem competência ...abre
concorrência, perde a preferência,
fica na carência e aguenta as consequências.


Nenhum comentário:

Acessorios | Bolsa e Sapatos