terça-feira, 5 de maio de 2015

As flores mais cultivadas no Brasil

Cultivar flores também é um arte

Cada espécie de flor adapta-se mais facilmente a um tipo de clima e região, e por isso algumas delas só são encontradas em alguns países. No Brasil o cultivo de flores é um tipo de negócio extremamente rentável, e em diversas partes do país é possível encontrar agricultores e produtores que se dedicam exclusivamente a este ramo de atividades.

Na bonita Serra da Ibiapaba, divisa do Estado do Ceará com o Estado do Piauí, é possível encontrar as mais belas rosas do Brasil. As plantações ocupam uma área de quase cem campos de futebol.  A Serra da Ibiapaba foi o local ideal para o cultivo das rosas, já que na localidade as temperaturas são mais amenas e é o local onde chove mais do que no resto do Ceará. Diariamente são colhidas cerca de 80 mil rosas, sendo que 40% da produção vai direto para a venda em supermercados de sete capitais do país.
Já em Holambra, cidade colonizada por imigrantes Holandeses no interior do Estado de São Paulo, a produção de flores movimenta a vida de toda a população local, sendo abundante o cultivo de lírios, crisântemos, hibiscos, antúrios, gérberas, tulipas e hortências.

A produção de flores tropicais no Brasil é quase em toda sua totalidade comercializada no país, sendo a região nordeste considerada a que mais produz flores. Em Minas Gerais, é forte o cultivo de antúrios, alpínias, bastões-do-imperador, helicônias, e gengibres-ornamentais.

No Distrito Federal, a produção de diversos tipos de  flores movimenta por ano cerca de R$ 100 milhões e recentemente a região ganhou novos incentivos do governo para o cultivo de espécies ornamentais.

São cultivadas comercialmente, no Brasil, mais de 300 espécies e em torno de duas mil variedades de flores de corte e  flores de vaso. No Brasil há diversos tipos de flores que florescem todo o ano, o que facilita a comercialização e a produção das mesmas.

O SEBRAE (Serviço de Apoio às Micros e Pequenas Empresas) oferece todo tipo de informação e orientação à quem se predispõe a iniciar um negócio no ramo de produção de flores. Se desejar poderá consultar o site, onde terá disponível uma infinidade de artigos, sugestões de livro e leituras sobre o tema.

Veja também como montar uma floricultura online.

Nenhum comentário:

Acessorios | Bolsa e Sapatos