domingo, 8 de janeiro de 2017

Turismo e Artesanato - Vamos viajar?

Já falei aqui no blog sobre algumas cidades turísticas onde se é possível conjugar bons momentos de descontração com boas compras no que diz respeito a turismo e artesanato. Toda artesã adora artes, seja elas quais forem. Quem não aprecia um produto feito artesanalmente, uma linda tela pintada meticulosamente, um bordado típico, uma escultura em barro ou um brinquedo original feito em madeira? Eu adoro e felizmente tive oportunidade de conhecer lugares lindos onde conheci os mais belos artesanatos do mundo. 

Se você acha que é preciso gastar muito dinheiro para fazer estas viagens, engana-se. Existem promoções de viagens com excelentes preços, onde se é possível desfrutar de alguns dias de paz e aproveitar para fazer compras de artesanato. Hoje decidi fazer umas sugestões de alguns lugares lindos, onde se pode encontrar arttesanatos de cair o queixo.

No Brasil

A primeira dica é sem dúvida Fortaleza, capital do Ceará, onde você encontrará as mais belas renda do nordeste e os mais belos artesanatos.  No bairro da praia de Iracema, mais exatamente na Av. Monsenhor Tabosa, você encontrará as mais lindas lojas recheadas de trabalhos em renda, bolsas, blusas, toalhas, e tudo mais que você pode imaginar. 

Renda de Bilro - Ceará

Pernambuco é famoso mundialmente por suas esculturas típicas que são  verdadeiras obras de arte, um registro vivo do modo de ser e viver do povo local, no que incluem-se bordados, vestuário, objetos em madeira, barro e fibra. A sugestão é um passeio pela Feira de Arte e Artesanato de Boa Viagem e uma visita a Feira de Bom Jesus em Recife. É raro um turista visitar Pernambuco e não levar na bagagem uma peça do artesanato local. São milhares de obras produzidas e comercializadas o ano inteiro, tornando o estado referência nacional no assunto. 


Artesanato Típico Pernambuco
 Em Portugal 

Quem adora artesanato terá muitas coisas bonitas para ver e comprar. Todo o país tem artesãos que realizam verdadeiras obras de arte. Em Caldas da Rainha sugerimos uma visita a Bordallo Pinheiro, para conhecerem as belas cerâmicas temáticas da região.

Artesanato Caldas da Rainha
Já em Alcobaça a sugestão é comprar a chita de Alcobaça, tecido típico da região e com o qual podemos realizar os mais belos trabalhos. A cerãmica de Alcobaça também é famosa em todo o país por sua originalidade. 

Chita de Alcobaça

Barcelos, mais ao norte do país é conhecido mundialmente pelo galinho português, parte integrante da lenda mais famosa de Portugal. Para além de poder comprar diversos modelos do Galo de Barcelos, poderá também adquirir lindas peças em cortiça. 

Galo de Barcelos

Viana do Castelo, é famosa pelas peças em ouro, o símbolo da região é o coração de Viana, e as peças em filigrana, que mais parecem rendas tecidas a ouro. 


Coração de Viana em Filigrana

Em Itália 

Para mim Itália se destaca nas artes (e no artesanato) em dois locais específico, Veneza e as belas máscaras de Carnaval e Murano, onde é possível comprar as mais belas peças em cristal. Pode-se comprar desde ricas peças decorativas para residências como lustres, conjuntos de taças e travessas, até as mais belas jóias compostas por peças em Murano. 

Máscara de Veneza - Imagem Wikipédia

Como podem ver, quem aprecia viajar e artesanato,  tem muito lugar interessante para se conhecer. Espero que tenham gostado da sugestão e que partilhem conosco suas sugestões de locais (e/ou cidades) onde também podemos encontrar bom artesanato.

1 comentários:

Tássia Silveira disse...

Olá!
Adorei seu blog, é lindo e tem dicas maravilhosas.
Se puder, faça uma visitinha no meu blog. Estou começando a monta-lo agora com um pouco dos meus trabalhos.
http://tassiasvargas.blogspot.com.br/
Obrigada!
Beijos!