domingo, 9 de novembro de 2014

Ateliê Ditinho Joana em São Bento do Sapucaí

 Ateliê Ditinho Joana em São Bento do Sapucaí

Tudo que é bom merece ser divulgado e por isso hoje dediquei algum tempo do meu dia para falar de um lugar muito especial e que tenho certeza de que as amigas artesãs irão apreciar muito, trata-se de um ateliê situado numa das regiões mais lindas do meu amado estado de São Paulo.


Próximo a cidades conhecidas como Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, a Estância Climática de São Bento do Sapucaí também tem seu destaque, sendo sucesso principalmente no inverno. É na Serra da Mantiqueira no Estado de São Paulo que seus pontos turísticos estão situados, e muitos deles tem a ver com as casas de artesanato da região, que atraem os visitantes curiosos. 

Sendo o principal estabelecimento desse tipo de cultura na cidade, o Ateliê Ditinho Joana agrada a todos. Localizado no Bairro do Quilombo, na Rua Projetada, nº42, a casa oferece não somente produtos artesanais para serem apreciados e comprados, como também esconde grandes histórias ao seu redor. O artista responsável pelas obras é Benedito da Silva Santos, um dos mais renomados de toda a Serra da Mantiqueira. Foi em 1974 que descobriu o poder da arte e quando percebeu que era esse o trabalho que realmente queria seguir. 


Sendo assim, se dedicou a construir o ateliê, especializado desde então no mercado de esculturas de madeiras nobres. Arriscar na vida foi fundamental para Ditinho Joana, como é popularmente conhecido, e sua percepção de que era possível fazer arte apenas com a força de vontade e improviso nos seus próprios instrumentos foi essencial para a continuidade do processo. Até hoje, suas esculturas possuem histórias próprias, e o artista faz questão de contá-las aos visitantes. O local é conhecido pela sensibilidade de retratar o dia a dia do povo da roça e de todos os trabalhadores. 


As obras são vendidas tanto no Brasil como exportadas para outros países, o que mostra o valor que possui no mundo da cultura. Uma botinha, essa é a marca registrada da casa, que significa a longa caminhada da vida, com subidas e descidas, depressa e devagar, com marcas de que a jornada valeu a pena. Os filhos do artista já herdaram o dom do trabalho artesanal, com a mesma sensibilidade e talento do pai, que tende a crescer ainda mais com o tempo. 



 Mas a questão é que o sucesso deste Ateliê sempre será reflexo do trabalho de Ditinho Joana, que começou percebendo o dom que tinha, de transformar simples pedaços de madeira em belas obras.  Para quem quer conhecer o artesanato do Ditinho Joana, e desfrutar das belezas naturais da cida, acesse a página das pousadas em São Bento do Sapucaí no Roteiro de Turismo e ache uma boa opção de hospedagem.

Conheça mais sobre a cidade no site oficial: - Prefeitura de São Bento do Sapucaí

Um comentário:

admin disse...

Adorei a postagem muito lindo seu blog e tem ótimas sugestões. criei um link para você em www.comofazerpap.blogspot.com
Para quem gosta e quiser mais novidades de artesanato indicamos o blog www.comofazerpap.blogspot.com que passo a passo de muitas peças artesanais.
Abraço!

Azulejos Portugueses

Uma das coisas que mais amo em Portugal são os azulejos portugueses. A cada novo recanto que visitamos nos deparamos com verdadeiras ob...