domingo, 28 de outubro de 2007

Missa do Galo


Missa do Galo é o nome dado em países católicos à missa celebrada depois do jantar da Véspera de Natal que começa à meia noite de 24 para 25 de Dezembro.
Seu nome consagra a lenda segundo a qual à meia-noite do dia 24 de dezembro um galo teria cantado, anunciando a vinda do Messias.


Outra origem da expressão é citada no livro ‘De onde vem as palavras’, de Deonísio da Silva (Editora A Girafa): como o fato de a Missa de Natal normalmente terminar muito tarde "quando as pessoas voltavam para casa, os galos já estavam cantando".


Na Missa do galo já todas as velas do
Advento se encontram acesas e canta-se o cântico de Glória. Dada a sua importância, o próprio papa faz questão de rezá-la.
Tradicionalmente, depois da missa, as famílias voltam para casa, colocam a imagem do
Menino Jesus no Presépio, distribuem os presentes e compartilham a Ceia de Natal.

Essa missa apareceu no século IV e a partir da Idade Média, transformou-se numa celebração jubilosa e perdura até os dias de hoje.

Fonte:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Missa_do_galo

Origem do Presépio




O presépio é uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus na gruta de Belém, na companhia de José e Maria. Conta a Bíblia que, depois de muito tempo à procura de um lugar para albergar o casal, que se encontrava em viagem por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria tiveram que pernoitar numa gruta ou cabana nas imediações de Belém. De acordo com a mesma fonte, Jesus nasceu numa manjedoura destinada a animais (no presépio, uma vaca e um burro) e foi reconhecido, no momento do nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, e, dias mais tarde, por magos (ou reis) vindos do oriente, guiados por uma estrela, que teriam oferecido ouro, incenso e mirra ao recém-nascido.

Segundo a história, estes acontecimentos ocorreram no tempo do rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus.
Tornou-se costume em várias culturas montar um presépio quando é chegada a época de
Natal. Variam em tamanho, alguns em miniatura, outros em tamanho real.

O primeiro presépio do mundo terá sido montado por São Francisco de Assis em 1223. Nesse ano, em vez de festejar a noite de Natal na Igreja, como era seu hábito, o Santo fê-lo na floresta de Greccio, para onde mandou transportar uma manjedoura, um boi e um burro, para melhor explicar o Natal às pessoas comuns. O costume espalhou-se por entre as principais Catedrais, Igrejas e Mosteiros da Europa durante a Idade Média, começando a ser montado também nas casas de Reis e Nobres já durante o Renascimento.


Em 1567, a Duquesa de Amalfi mandou montar um presépio que tinha 116 figuras para representar o nascimento de Jesus, a adoração dos Reis Magos e dos pastores e o cantar dos anjos.

Foi já no Século XVIII que o costume de montar o presépio nas casas comuns se disseminou pela Europa e depois pelo mundo.


Origem do Pai Natal


Pai Natal em Portugal, Papai Noel no Brasil, Santa Claus em outros lugares.
Mas que importa o nome?


Se esta figura do bom velhinho tão carismática tem conquistado

milhares de crianças por décadas e décadas por todo o mundo.


A figura do Pai Natal tem origem na história de São Nicolau, um santo especialmente querido pelos cristãos ortodoxos e, em particular, pelos russos.


São Nicolau, quando jovem, viajava muito, ficou a conhecer a Palestina e Egipto. Por onde passava ficava na memória das pessoas devido a sua bondade e o costume

de dar presentes às crianças necessitadas.

Conta-se que o primeiro presente

que o Papai Noel deu foram moedas de ouro, entregues a três meninas pobres.


Quando voltou a sua cidade natal, Patara, na província de Lícia, Ásia Menor, São Nicolau foi declarado bispo da cidade de Mira.

Com o tempo, o santo foi ganhando fama de fazedor de milagres, sendo esse um dos temas favoritos dos artistas medievais.

Nessa época, a devoção por S. Nicolau estendeu-se para todas as regiões da Europa, tornando-o o padroeiro da Rússia e da Grécia, das associações de caridade, das crianças, marinheiros, garotas solteiras, comerciantes, penhoristas, e também de algumas cidades como Friburgo e Moscou.


Milhares de igrejas europeias foram-lhe dedicadas, uma delas ainda no séc. VI, construída pelo imperador romano Justiniano I, em Constantinopla (Istambul).

A Reforma Protestante fez com que o culto a São Nicolau desaparecesse da Europa, com exceção da Holanda, onde sua figura persistiu como Sinterklaas, adaptação do nome São Nicolau.


Colonizadores holandeses levaram a tradição consigo até New Amsterdan (a actual cidade de Nova Iorque) nas colónias norte-americanas do séc. XVII. Sinterklaas foi adoptado pelo povo americano falante do Inglês, que passou a chamá-lo de Santa Claus - em português, Pai Natal.

Origem da Árvore de Natal


Há varias versões sobre a origem da arvore de natal.
Entre as várias versões sobre a procedência da árvore de Natal, a maioria delas indicando a
Alemanha como país de origem, a mais aceita atribui a novidade ao padre Martinho Lutero (1483-1546), autor da Reforma Protestante do século XVI.

Olhando para o céu através de uns pinheiros que cercavam a trilha, viu-o intensamente estrelado parecendo-lhe um colar de diamantes encimando a copa das árvores.

Tomado pela beleza daquilo, decidiu arrancar um galho para levar para casa.

Lá chegando, entusiasmado, colocou o pequeno pinheiro num vaso com terra e, chamando a esposa e os filhos, decorou-o com pequenas velas acesas afincadas nas pontas dos ramos. Arrumou em seguida papéis coloridos para enfeitá-lo mais um tanto.

Era o que ele vira lá fora. Afastando-se, todos ficaram pasmos ao verem aquela árvore iluminada a quem parecia terem dado vida. Nascia assim a árvore de Natal.

Queria, assim, mostrar as crianças como deveria ser o céu na noite do nascimento de Cristo.

Origem do Natal



O Natal é a data em que comemoramos o nascimento de Jesus Cristo.
Na antiguidade, o Natal era comemorado em várias datas diferentes, pois não se sabia com exatidão a data do nascimento de Jesus. Foi somente no século IV, que o 25 de dezembro foi estabelecido como data oficial de comemoração devido ao solstício de inverno.

Na Roma Antiga, o 25 de dezembro era a data em que os romanos comemoravam o início do inverno. Portanto, acredita-se que haja uma relação deste facto com a oficialização da comemoração do Natal.

É um acontecimento religioso e socialmente muito importante para as religiões cristãs.É tido universalmente como o dia consagrado à reunião da familia, à paz, a fraternidade e solidariedade ente os homens.


Feliz Natal em Idiomas Diferentes


Como se diz Feliz Natal em outras línguas?


Em:

Albanês - Gezur Krislinjden

Alemão - Frohe Weihnacht

Armênio - Shenoraavor Nor Dari yev Pari Gaghand

Bretão - Nedeleg laouen

Catalão - Bon Nadal

Coreano - Chuk Sung Tan

Espanhol - Buenas Pascuas (Espanha)/Feliz Navidad (América Latina)

Esperanto - Gajan Kristnaskon

Finlandês - Hyvää joulua

Francês - Joyeux Noël

Grego - Kala Christougena

Inglês - Merry Christmas

Italiano - Buon Natale

Japonês - Merii Kurisumasu (modificação de merry xmas)

Mandarim - Kung His Hsin Nien

Occitan - Buon Nadal

Português - Feliz Natal

Romeno - Sarbatori Fericite

Russo – S prazdnikom Rozdestva Hristova

Serbo-Croata - Cestitamo Bozic

Sueco - God Jul

Ucraniano - Srozhdestvom Kristovym


Livros para Jovens


Livros e Literatura para Jovens


Aqui vãos algumas dicas interessantes

de sites onde há muita informação sobre livros

e literatura para jovens.

Vale a pena visita-los.


Ciber Duvidas

http://ciberduvidas.sapo.pt/


Citador – Site de Citações Famosas

http://www.citador.pt/


Priberam – Dicionário de Língua Portuguesa Online

http://www.priberam.pt/dlpo/dlpo.aspx


Instituto Português de Livros e Bibliotecas

http://www.iplb.pt/pls/diplb/!main_page?levelid=1


Portal Nacional da Leitura

http://www.planonacionaldeleitura.gov.pt/


Portal da Literatura

http://www.portaldaliteratura.com/


Rua da Poesia

http://www.ruadapoesia.com/


Biblioteca Nacional de Portugal

http://www.bn.pt/

quinta-feira, 25 de outubro de 2007

Obrigada N. Sra de Fátima

Oração para presença divina.
Deus, dê-me toda a força e poder, dá-me hoje segurança do teu amor e a certeza de que estás comigo.
Peço-te ajuda e proteção para o dia de hoje porque preciso de tua assistência e de tua misericórdia.
Tira de mim o medo que me invade, tira de mim a dúvida que me perturba.
Esclarece o meu espírito abatido com a luz que iluminou o caminho do teu divino filho Jesus Cristo, aqui na terra.
Que eu possa Senhor, perceber toda a tua grandeza e a tua presença em mim.
Sopra o teu espírito dentro de minha alma para que eu sinta o meu interior fortalecido com a tua presença, minuto a minuto, hora a hora, dia após dia.
Que eu sinta a tua voz dentro de mim e ao meu redor e em minhas decisões que perceba qual a tua vontade.
Que eu sinta o teu maravilhoso poder através da força, da oração e com este poder, a minha pessoa seja atingida pelo milagre que podes realizar a meu favor, suavizando os meus problemas, acalmando o meu espírito, aumentando a minha fé.
Não me abandones.Oh! Senhor Jesus fica comigo para que eu não me desespere e nem te esqueça.
Levanta o meu espírito quando o encontrares abatido.
Ajuda-me a seguir-te sem vacilar e sem olhar para trás.
Entrego-te neste dia toda a minha vida e a vida de toda a minha família.
Livra-nos de todo mal que possa estar dirigido a nós, ainda que seja por milagre, sei Senhor, que vai me atender porque me amas e me escutas amorosamente.
Te agradeço, meu Deus e meu Pai e embora esteja com a alma inquieta te suplico!
Dá-me o poder de aceitar acima de tudo, que se cumpra em mim a tua vontade e não a minha.
Assim seja.
Pai nosso, que estais nos céus, santificado seja o Vosso nome, venha a nós o Vosso reino, seja feita a Vossa vontade, assim na terra como no céu. O pão nosso de cada dia nos dai hoje, perdoai as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido, e não nos deixeis cair em tentação, mas livrai-nos do mal.
Amém.

Dolls

Estas lindas Dolls foram contribuição da amiga Tania Oliveira
do Grupo Turma do Pincel.








terça-feira, 23 de outubro de 2007

Meu fado, o meu fado, o meu fado....

À Todos os visitantes do meu Blog, deixo aqui uma dica de filme espetacular!
Um passeio pelo 'Fado', uma mostra geral de tipos de fados.
Tão emocionante como a minha adorada LISBOA.
Abaixo coloquei um trailer do filme,para que vcs possam
apreciar rapidamente a maravilhosa MARIZA e o fenomenal
CARLOS DO CARMO.



"Fados" é um encontro de culturas que há séculos convivem na península Ibérica, partilhando geografias e influências. Por este facto, foi possível que fosse o director espanhol Carlos Saura a liderar este apaixonante retrato: o Fado já é universal e, a eleição de Carlos Saura para director deste filme, procura potenciar tanto este carácter universal, como a própria excelência da cultura portuguesa.

Vejam o trailer:


Vitral de Natal

sexta-feira, 19 de outubro de 2007

Esclarecimentos aos visitantes!

Ola pessoal, vou esclarecer alguns pontos, para que
as pessoas que me enviam email solicitando coisas
não fiquem chateadas comigo, ok??
Senti necessidade de fazer este esclarecimento aqui no blog
pq nao tenho condições de responder a todos os emails que recebo,
peço desculpas mas não tenho tempo suficiente para isso, bem que eu gostaria
de poder dedicar-me 24 horas por dia a artesanato, mas não posso!
Então vamos lá aos pontos a esclarecer:


1. Eu não vendo Cd's, Apostilas, Revistas, Desenhos, Riscos, Papéis de Decoupage e afins.

2. Eu não dou aulas, não sou professora de artes, e nem ensino artesanato via internet, ou por email.

3. Eu não envio por email Apostilas, Riscos, Desenhos e Papéis para Decoupage,etc.

4. Eu não tenho condições de responder as dezenas de email que recebo diariamente me pedindo que envie riscos, para isso existe este blog onde ponho tudo que tenho.

5. Todos os riscos que eu possuo, estão disponibilizados aqui, eu nao tenho guardados mais riscos que nao os coloco aqui, e os que estão aqui foram contribuição de amigas, que gentilmente enviaram-me para que eu colocasse aqui e partilhasse com todas vcs.

6. Eu não tenho album no Picasa, e tb não Scanneio Revistas para enviar aos visitantes do blog.

Tenham a certeza de que tudo que eu recebo e gosto, venho aqui partilhar
com vcs, peço desculpas se não consigo fazer mais.
Um beijinho carinhoso a cada uma de vcs, e
obrigada pela visitinha!

Decoupage









Pura Arte

Contribuição da amiga Solange Kletke.













Acessorios | Bolsa e Sapatos