domingo, 25 de outubro de 2015

Montando seu catálogo


Texto escrito e cedido gentilmente para ser postado aqui no meu blog,
pela artista plástica Cátia Garcia.


Para montar um catálogo, pode ser de diversas formas, veja a que mais se adequa as suas próprias necessidades:

1. Pode ser impresso ou digital, melhor ainda nas duas versões.

2. Para montar o impresso, você terá de fotografar as peças que tem a venda. Se forem fotos com câmera analógica, as que tem de revelar, pode colar numa folha de sulfite (A4) ou outro papel mais firme, tipo vergê, mais encorpado e mais apresentável também.

3. Se forem fotos digitais, as que não precisa revelar, já monte o catálogo directo no computador.

4. Faça um rascunho com o título, os nomes das peças, para que o cliente possa identifica-las no pedido, se preferir, apenas um código em número, porém nunca comece com o número 1, faz parecer que é mesmo o primeiro trabalho e fica amador demais, catalogue por exemplo com iniciais do seu nome, por exemplo no meu caso, faria com o primeiro trabalho CG0011 (Catia Garcia - trabalho 11) como vê já começaria pelo 11...

5. Rascunhe então o título ou o código de cada produto, num caderno ou folhas avulsas. Coloque a descrição da peça (opcional) com medidas ou cores, ou diversos formatos a oferecer.

6. Digite tudo isso no PC, espaçando entre um título ou código e outro, para que cole as fotos.

7. Depois de digitado, confira para ver se não tem erros de português, imprima e cole as fotos.

8. Coloque as folhas em sacos plásticos separadamente e depois numa pasta.Este catálogo leva consigo toda vez que for visitar um cliente, para não ter de ficar levando diversas peças, porém é interessante que leve pelo menos uma peça, para que conheça o tipo de acabamento que você faz.

9. Não coloque preço directamente nos tópicos das fotos, faça uma lista, uma tabela de preços separada e a coloque no final da pasta. Isto facilitará a actualização, apenas desta folha, no decorrer dos meses, caso seja necessário alterar preço.

10. No caso de peças vendidas, pode incluir na pasta sem problemas, pois é interessante que o cliente perceba que já vendeu algo. Não monte, portanto, uma pasta apenas com as peças à venda, é legal que o cliente fique com vontade de ter uma peça já vendida, é até natural que ele goste mais da que não pode mais ter...rs, coisas da vida. No entanto, nada impede que você venha a pegar encomenda desta peça, não sei como você trabalha, mas se não for o caso, apenas a mantenha para que o cliente possa conhecer uma gama maior de peças que produz.

11.No caso de catálogo digital, que já mencionei, é só gravar o documento em CD, e este, todo formatado em folhas digitalizadas, pois, poderá presentear clientes promissores como lojas, com este catálogo virtual.

12. Não esqueça de colocar no catálogo, suas referências pessoais, como e-mail, fotoblogs, websites se as tiver, senão apenas um telefone de contacto para pedidos já é o bastante.

13. Interessante que tenha em mãos sempre, cartões de visita. Se tiver atelier, que conste o endereço, senão, apenas seu nome, sua arte e seu telefone e/ou e-mail para que o cliente a encontre com facilidade.

14. Estes cartões poderão ser artesanais mesmo, escritos à mão, acho até mais charmoso.

15. Quando visitar o cliente, mostre o catálogo da pasta, mas não deixe lá em poder do mesmo, apenas mostre e entregue cartão de visita. Se tiver o cd, entregue, senão, não deixe a pasta, pois é seu catálogo pessoal e intransferível.

8 comentários:

Esperança disse...

Mil vezes obrigada em nome de todos que vão ser beneficiados com tamanho despreendimentos.Deus te abençoe.bjs

Bebel disse...

Olá, adorei suas dicas são essenciais para quem trabalho com artesanato, muito obrigada
Bebel

Cristiane disse...

Olá! Bom dia! Adorei suas dicas! Eu e uma amiga estamos pensando muito em montar uma loja virtual...suas dicas nos serão valiosas.

Um enorme bjo e obrigada!

Vanessa B.M. disse...

Oi, Krystal!
Que interessantes essas dicas!
Achei muito interessante a dica do cartão de visita (cartão profissional) artesanal, escrito à mão, como sugere a Cátia. Procurei no link dela sobre isso, mas não encontrei maiores informações... Você sabe onde eu poderia ver fotos de exemplos de cartão profissional artesanal? Nunca vi e fiquei curiosa para conhecer exemplos.
Obrigada por mais essas dicas!
Beijos,
Vanessa B.M.

Vanessa B.M. disse...

Oi, Krystal!
Obrigada pela dicas dos cartões artesanais.
Beijos,
Vanessa

Viviane Artes disse...

oi

dicas maravilhosas
adorei
da uma passadinha no meu blog
http://vivianeschimits.blogspot.com/

bjs

viviane

ROSEBLUEMOON CROSS STITCH disse...

ola...gostaria muito de pedir umas informacoes a vc sobre o assunto de como iniciar no ramo da venda de artesanato...poderia me passar um email pra contato?moro no japao e estou me preparando pra voltar , justamente pra trabalhar nessa area.agradeceria muito seu contato...um gde abraco...PS adorei seu blog e, especialmente suas dicas de negocios...espro seu contato...

Paula disse...

Boa tarde,
estou amando o blog. Estou querendo começar nesse ramo agora pra juntar dinheiro pro meu casameto *_*
O link deste post não está disponível, será que voce consegueria postar ele novamente pra mim ver, por gentileza?
Parabéns, ta tudo muito lindo. E as dicas tem me ajudado demais. bjs

Acessorios | Bolsa e Sapatos