sexta-feira, 8 de junho de 2007

Primeiro Mosaico

Projecto do Trabalho

É muito importante fazer o desenho detalhado, principalmente se for um trabalho geométrico. As medidas devem ser exatas, pois fica muito difícil fazer acertos nos trabalhos já em desenvolvimento.

Para fazer seu primeiro trabalho de mosaico, o método mais fácil, é a fixação uma a uma, das pastilhas directamente sobre o objeto base. É muito gratificante ver o progresso do trabalho, conforme as peças vão sendo coladas.

Simplicidade é o segredo para ter um trabalho de mosaico bonito e atractivo. Há ideias por toda a sua volta. Podes ver em livros, visitar galerias, jardins, monumentos, sites. No artesanato o que vale é a sua criatividade. Não é preciso ser um desenhista fantástico, para desenhar um mosaico, basta por a idéia no papel; pois mesmo um desenho simples pode se transformar num belo mosaico. O importante é escolher material de qualidade, cores que combinem entre si e capricho para faze-lo.

Colas

Relativamente as colas a serem utilizadas.Não importa o que vamos colar, mas em cima do que vamos realizar nosso trabalho. A cola branca é indicada para papel, tecido e madeira (ou colar sobre a madeira a cola amarela, que é especifica para madeira é perfeita).
A cola branca dissolve-se com água. Portanto, não é indicada para execução de mosaicos externos. Sempre que formos executar um trabalho, devemos ter em mente que o mosaico é para ser duravel. Portanto, vasos, pisos, muros, mesas de jardins, fontes, bancos externos, enfim, tudo que fica exposto à humidade e ao tempo, deve ser cimentado. Existem muitos tipos de argamassa no mercado. Recomenda-se as especiais para colocação de azulejos ou pastilhas de vidro. Informe-se nas lojas de material para construção, e mencione onde ficará a peça exposta, se for ficar exposta ao tempo, lembra-se de usar materiais específicos para isso.

Bases
Recomenda-se usar MDF ou compensado naval para executar o mosaico. A madeira maciça se altera, com a humidade ela dilata e, quando seca, contrai. Este movimento faz com que as pastilhas se soltem, danificando assim todo o mosaico..O mesmo problema pode ocorrer quando trabalha-se com bases de compensado comum ou aglomerado. Portanto use somente MDF ou compensado naval.

Se sua peça de mosaico for ficar em ambientes externos, não use bases de madeira. A base a ser usada deve ser o fibrocimento, a pedra ou o concreto armado, sempre usando como cola a argamassa e um rejunte de boa qualidade.


Materiais que podem receber a arte do mosaico.

Trabalhar com mosaicos é um exercício de criatividade, a começar pelos materiais, onde quase não existem restrições. O único pré-requisito é que o objeto sobre o qual se faz o mosaico deve ser rígido para não ceder ao peso das pedras, cerâmicas ou outros materiais usados na composição do desenho. Madeira, placas de compensado, pratos de cerâmica, vasos de barro, cimento amianto e pedra ardósia estão entre as bases mais frequentemente usadas.

Não é preciso muita coisa para começar o primeiro mosaico. Um desenho facil,um torquês, um óculos de protecção, pedaços de tecido, uma esponja, alguns azulejos, rejunte, já serão o suficiente para o inicio. Em breve, você descobrirá o imenso prazer na montagem desta arte, atingindo resultados fantasticos com a utilização de técnicas relativamente simples.

0 comentários: