sábado, 21 de janeiro de 2012

Dicas para o primeiro Mosaico


Para fazer seu primeiro trabalho de mosaico, o método mais fácil, é a fixação das pastilhas directamente sobre o objeto base. É muito gratificante ver o progresso do trabalho, conforme as peças vão sendo coladas.

Simplicidade é a palavra chave para ter um trabalho de mosaico bonito e atractivo. A ideias por toda a sua volta.Podes ver em livros, visitar galerias, jardins, monumentos, sites. No artesanato e em especial no Mosaico o que vale é a sua criatividade.


Não é preciso ser um desenhista fantástico para desenhar um mosaico, basta por a idéia no papel, pois mesmo um desenho simples pode se transformar num belo mosaico. O importante é escolher material de qualidade, cores que combinem entre si e capricho para faze-lo.


É muito importante fazer o desenho detalhado, principalmente se for um trabalho geométrico. As medidas devem ser exatas, pois fica muito difícil fazer acertos nos trabalhos já em desenvolvimento.


Relativamente as colas a serem utilizadas.Não importa o que vamos colar, mas em cima do que vamos realizar nosso trabalho. A cola branca é indicada para papel, tecido e madeira( ou para madeira a cola amarela especifica para madeira). Já para o mosaico sobre tela, o indicado é a cola branca extra, esta também sempre usada para madeira.


A cola branca dissolve-se com água. Portanto, não é indicada para execução de mosaicos externos. Sempre que formos executar um trabalho, devemos ter em mente que o mosaico é para ser duravel. Vasos, pisos, muros, mesas de jardins, fontes, bancos externos, enfim, tudo que fica exposto à humidade e ao tempo, deve ser cimentado. Existem muitos tipos de argamassa no mercado. Recomenda-se as especiais para colocação de azulejos ou pastilhas de vidro. Informe-se nas lojas de material para construção.


Recomenda-se usar MDF ou compensado naval para executar o mosaico. A madeira maciça se altera, com a humidade dilata e, quando seca, contrai. Este movimento faz com que as pastilhas se soltem, danificando assim todo o mosaico..O mesmo problema pode ocorrer quando trabalha-se com bases de compensado comum ou aglomerado. Portanto use somente MDF ou compensado naval.

Se sua peça de mosaico for ficar em ambientes externos, não use bases de madeira. A base a ser usada deve ser o fibrocimento, a pedra ou o concreto armado, sempre usando como cola a argamassa e um rejunte de boa qualidade.

Nenhum comentário:

Azulejos Portugueses

Uma das coisas que mais amo em Portugal são os azulejos portugueses. A cada novo recanto que visitamos nos deparamos com verdadeiras ob...