terça-feira, 19 de junho de 2007

Como pintar Tecido?


Como pintar tecido?


Vou lhes dar aqui pequenas dicas de como pintar em tecido, até porque sou auto-didata. Há cerca de 26 anos atrás aprendi pintar sozinha e com a ajuda da minha amada e falecida avó. Espero que com esses pequeninos conselhos, vcs possam iniciar essa arte, que eu tanto amo que é a pintura em tecido.

1. Aconselho que vc compre para iniciar a sua pintura em tecido, tecidos não muito grande, um que eu acho bom para iniciar e muito legal de pintar, são os panos de prato branco, feitos de ‘sacaria’. Se não houver esse tipo de tecido onde vc mora, utilize algum de puro algodão.

2. A seguir escolha um risco (motivo) fácil, dê preferência a figuras básicas, como um ursinho, ou frutas; mas que não tenham detalhes pequeninos como olhos, boquinha. Tem de ser riscos de tamanho médio ou grande e que não tenham de ser muito trabalhado. Há muitas opções, você pode pintar corações, objetos de cozinha, aqui no meu blog vc encontrará muitos desses riscos fáceis. Há tb a opção dos moldes vazados ou estencil.

3.Compre tintas de boa qualidade, eu pessoalmente só uso a Acrilex.

4.Compre pincéis de qualidade, e se possível dois de cada numeração que vc for utilizar.

5.Lave o tecido de algodão para retirar toda a goma. Após lavado, passe direitinho, e deixe-o lisinho.

6. Desenhe o motivo no tecido, utilizando o papel carbono para tecido, há varias cores, eu uso o vermelho, ou o caramelo. Caso vc não encontre esse papel carbono especifico para tecido, onde você mora, use aquele carbono que é utilizado nas impressoras que tem formulários contínuos, ou carbono comum mas tenha muito cuidado para nao sujar todo o tecido apoiando demais o peso de suas maos sobre o risco.

7. Coloque então o seu risco que pode estar desenhado em papel vegetal, folha de seda, ou até mesmo folha A4, sobre o papel carbono, e a seguir ponha em cima do tecido a ser pintado. Contorne com uma caneta ou um lapis o seu risco, verificando se ao faze-lo, o risco esta sendo passado correctamente para o tecido

8.Selecione as cores que irá utilizar. Vc deverá ter uma variedade de cores razoável, para compor o seu trabalho. No mínimo uma gama de cerca de 12 cores para iniciar.

9.Tenha no mínimo este material, no futuro adquira alguns tons de tinta diferentes. Se vc quiser economizar e não comprar tinta em tons suficientes p/ seu trabalho, vc correrá o risco de não ter um final idela, como vc esperava. Esse é o mesmo conselho que eu dei para quem quer iniciar a pintar telas.

10.Coloque as cores em pequenas quantidades, numa paleta ou até mesmo em um prato de louça branco. Deixe ao seu lado dois copos pequenos com agua limpa, para lavar os pincéis. Na primeira agua vc tira o excesso de tinta e na segunda agua vc enxagua. Não esqueça de ter também pedaços pequenos de pano de limpeza, para limpar qualquer tinta que vc deixe cair no chão, ou para enxugar os pincéis.

11.Comece sempre a pintar os objetos que estão em plano de fundo do desenho, se for frutas sobrepostas, ou flores, comece sempre pelo que esta ‘por baixo’(no fundo) do desenho.

12.Tenha muita calma para pintar, e não ponha muita tinta no pincel, pq ao passar sobre o tecido, vc poderá ‘encharca-lo’, deixando uma pintura grosseira e difícil de secar também..

13. Normalmente o contorno dos riscos é feito pela própria tinta e com o próprio pincel que vc utilizou para pintar o centro da figura, ou seja o desenho. Há algumas pessoas que utilizam a caneta para contorno da Acrilex, a Acrilpen que há em varias cores. Com o tempo vc vai se aperceber de como é que seu trabalho sai melhor, porque isso varia de pessoas para pessoa.

14.Nunca deixe nenhum dos pincéis de molho, não deixe nenhum vestígio da tinta usada naquele dia, limpe-os e guarde-os com muito cuidado, não limpe o pincel com solvente..

15.Nas bancas de revistas vc encontra mta revista destinada ao tema pintura em tecido, nelas você também encontrará boas dicas.

16. Com o tempo você poderá começar a pintar outros tipos de tecido, como seda por exemplo, e claro ir utilizando varias técnicas e outros tipos de tinta apropriada ao tecido que será usado no novo trabalho.

17. Uma dica, a tinta para tecido da Acrilex, é muito boa, e eu já utilizei para outros tipos de artesanato, como pintura em caixinhas de madeira, e até fiz alguns trabalhos em tela também.

18.Espero com estas pequenas dicas ter podido ajuda-las mais uma vez a começar essa arte de pintura em tecido, que eu tanto amo.

Bom trabalho!


15 comentários:

anacuadriello disse...

Qué bonito Ivonete, enhorabuena y gracias por todo

fabiana.gl disse...

Amei este cantinho tudo é muito fofo e tive grande proveito. Encontrei quando estava fazendo uma pesquisa. Parabéns ao autor.

valbrasil1 disse...

Vc é generosa ao compartilhar com outras pessoas os seus conhecimentos.
Tb adoro pintura em tecido e sempre estou procurando alguma novidade .Sou auto-didata e sempre acho que o trabalho fica precisando de algo mais.
Parabéns!

ana disse...

Obrigada pela dica só gostaia de saber como vc prende o pano para pintar,futuramente posso colocar os panos em agua sanitaria. Obrigada pelas dicas vou ver se compro uma revista para começar a treinar em casa.

Adriana disse...

Olá, amei suas dicas de pintura em tecido,acrescentou mais ainda o meu desejo em iniciar um cursinho de 2 dias que vou fazer.

Parabéns pela criatividade.

GOSTO DE FAZER ARTE disse...

Olá, boa tarde!
GOSTEI MUITO MESMO dessas orienta-
ções de pintura em tecido.
Já pinto e sou autodidacta como você, mas assim tornou-se mais
claro o que se pode pedir às pessoas que queiramos ensinar pintura em tecido. Deus te ajude sempre!
Bjos
Mércia Faustino

daniela disse...

Olá! Muito obrigada pelas suas dicas. Me restou apenas uma dúvida:
Sou iniciante e gostaria de pintar figuras abstratas em tecidos. Posso pintar com tinta acrílica? Neste caso a acrilex ainda é a tinta mais indicada.
Agradeço muito se puder me responder
Obrigada

Nina disse...

Ola Boa tarde....
Antes de mais desejo de todo o coracao q DEUS NOSSO PAI ABENCOE SEU TALENTO E SUA VIDA para q posa ajudar o mundo como o esta fazendo...q GRACA mais grande temos nos ao entrar numa cixinha e encontrar as nossas duvidas esclarecidas OBRIGADA... vc e mesmo ESPECIAL UMA MAO DE DEUS em nossos caminhos OBRIGADA...
Foi a 1 vez q cheguei ate seu blog e sinceramente nao tenho palabras com tanta informacao tao completo tb organizado...Q TALENTO HEN...
OBRIGADA OBRIGADA E MIL VEZES OBRIGADA...
JINHOS GOD BLESS YOU
NINA

claudia disse...

Posso usar tinta acrilex para tela ou melhor tinta usada para trabalho em madeira? me oriente por favor.

krystal disse...

Ola Claudia, vc nao deixou seu email para respta.
Para tela vc tem de usar a tina ACRILICA da Acrilex, a de tecido nao da certo. Bjs
Káty
www.delgrande.blogspot.com

Edy pinturas e artes disse...

Olá..... adorei seus trabalhos e tudo mais o que vc "ensina" com tanto acarinho... Bem quero lhe pedir uma ajuda, vi no blog: http://geruzamacedo.blogspot.com – tapetes enormes pintados e acho que o material é emborrachado e, estou doida/maluca atrás dessa técnica, porque quero fazer para a minha casa.... se vc souber como se faz ou conhece quem faz esses tapetes, por favor me diga.... quero muito aprender..... desde já agradeço imensamente a sua atenção.... (e-mail: dimarinhaaf@gmail.com).

kris disse...

oi me chamo cristina,tenho uma enorme vontade de aprender a pintar mais nunca consigo ir fazer o curso to disposta a aprender sozinha o ke devo fazer nao aguento mais de vontade.
por favor me da umas dicas via e mail
agradeço desde já..
cristina lima

lucienemariademedeirossilva disse...

Adorei as dicas, você foi muito generosa pondo seus conhecimentos, para pessoas que voce nem conhece. Parabéns pela iniciativa.

lucienemariademedeirossilva disse...

Adorei as dicas, você foi muito generosa pondo seus conhecimentos, para pessoas que voce nem conhece. Parabéns pela iniciativa.

Noelma Nogueira disse...

Amei as dicas .. continue progredindo e nos ajudando a crescer tambem.